domingo, 5 de agosto de 2012

Quero CICLOVIVER: chega de morte

Foto: Adneison Severiano
Ontem foi um dia especial para os pedaleiros de Manaus. Foi promovida uma manifestação pacífica em protesto contra o todos os acidentes e mortes que o trânsito de Manaus vem pondo no seu crédito. Vários grupos de bicicleta, incluindo os BiciclE.T.eiros, se reuniram no Parque dos Bilhares às 17h para fazerem esse ato, que consistiu numa pedalada que saiu da Zona Oeste com destino à Zona Norte no local onde aconteceu o último (espero mesmo que seja o último) caso de morte de ciclista, em frente a um supermercado conhecido na cidade. Os ciclistas usavam o branco para representar a paz e o preto em luto aos vários casos de morte que desde junho vem acontecendo na nossa cidade. Além disso, estavam munidos de placas, faixas, cartazes e adesivos que continham apelos aos motoristas e demais pessoas em questão quanto à importância de se respeitar um ciclista com sua bicicleta, já que a bicicleta é um meio de transporte ativo para muitos usuários e seu local é na pista, compartilhando o espaço em que carros, motos, caminhões e ônibus também fazem uso.
Foto: Adneison Severiano




A saída e a volta foram bem tranquilas até o ponto onde paramos para fazer um ato mais incisivo, com objetivo de chamar a atenção dos motoristas, principalmente motoristas de ônibus, que tendem a cometer mais imprudências em relação ao ciclista. Nesse ponto, ainda constatamos a falta de tolerância que algumas pessoas ainda tem, a falta de paciência no trânsito, que hoje fica cada vez mais apressado.




Foto: Adneison Severiano

As pessoas levaram velas e flores para deixar no local onde ocorreu o acidente de quinta-feira passada, e em homenagem a todos que já sofreram acidentes e vieram a morrer por conta disso, uma bicicleta toda branca foi pendurada em um dos portes da avenida, o que representava, além da paz (devido a cor), a alma de mais um ciclista que ali deixou de fazer, talvez, a coisa que mais gostava, o nome desse ato se chama Ghost Bike. 
Foto: Adneison Severiano













Tivemos a presença de mais ou menos 150 pessoas, o que é um número expressivo, onde muitos estavam com seus apitos chamando bastante atenção para o ato. Curiosos saíam à rua para ver e alguns motoristas se mostraram solidários à causa. 
A manifestação foi encerrada com o Ghost Bike, em seguida, todos de mãos dada, fizeram um minuto de silêncio em memória a todos os ciclistas que morreram na cidade nos últimos meses.
Muitos jornais acompanharam todo o trajeto, batendo fotos, fazendo entrevistas; esperamos conseguir pelo menos a atenção dos candidatos ao cargo de Prefeito da cidade e que juntamento com o Governo do Estado possam atender as nossas exigências. Deve-se dizer que não aceitaremos apenas falácias com o objetivo de promoção em campanhas, queremos atitudes CONCRETAS e logo. Portanto, senhores prefeituráveis, guardem seus discursos em casa se a intenção de vocês for só ganhar votos, porque não precisamos de promessas, precisamos é de atitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...