quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Domingo de Aventura: o que é e quais os requisitos para começar a participar

Alguns amigos tem me perguntado como funciona o Domingo de Aventura dos BiciclE.T.eiros, para onde vamos, como vamos, quem pode ir. Pois bem, aqui estou para explicar melhor o que fazemos todos os domingos de madrugada.
Essa atividade que fazemos nas madrugadas de domingo nada mais é do que uma pedalada na qual buscamos lugares onde, preferencialmente, tenham algum atributo natural (igarapés, lagos, praias, cachoeiras, mata nativa etc.). Estes atributos geralmente estão mais distantes, sendo encontrados geralmente fora da área urbana da cidade, o que exige um esforço maior na pedalada, já que precisamos pedalar distâncias maiores (que é outra característica dessa nossa atividade). Saímos do Hiléia de bicicleta (e somente bicicleta), sempre às 4:30h am, com pelo menos 3 integrantes dos BiciclE.T.eiros, com destino previamente definido no decorrer da semana.

Os locais variam: já pedalamos até a Praia Dourada, temos roteiros que podem nos levar ao Puraquequara, ao Iranduba e já há 3 domingos estamos pedalando nas rodovias BR 174 e AM 010, sendo esta última visitada há dois domingos consecutivos já. Estamos sempre buscando lugares legais para explorar.

Não saímos com muitas coisas para estes lugares. Antes de sairmos, sempre fazemos um café bem reforçado, que é pra aguentar a pedalada inicial, e sempre levamos bastante água, lanche (nada pesado) e frutas (banana, laranja, maçã etc.). Saímos com todas as ferramentas necessárias para um possível problema mecânico com a bicicleta e sempre saímos com câmaras reservas. Fora isso, levamos apenas boa vontade, bom humor, espírito aventureiro e senso de grupo.

Fazemos percursos de no mínimo 30km em sua extensão total (ida/volta), sendo que no domingo passado atingimos uma extensão total de 80km. Portanto, esse Domingo de Aventura é ideal para ciclistas veteranos, que já estão acostumados a pedalar distâncias maiores e que tem feito isso regularmente. Para quem está começando a pedalar agora ou voltou a pedalar depois de muito tempo sem fazer isso, não recomendamos, pois o ritmo da pedalada dos integrantes do grupo é forte, de médio pra pesado, e não paramos muito, escolhemos pontos estratégicos em cada rota para pararmos, pois além de controlar a distância, controlamos também o tempo que levamos para percorre-la, e isso, para pessoas sem o condicionamento ideal, poderia se tornar um pesadelo.

O que fazemos pode estar enquadrado na modalidade de cicloturismo, que é justamente explorar áreas distantes e até então desconhecidas utilizando como único meio de transporte a bicicleta. Apesar de parecer coisa pesada em um primeiro momento, na verdade não é, tudo depende do condicionamento físico que você tem. Hoje, pedalando há algum tempo, não cansamos e nem suamos muito (quase impossível devido ao calor).

DICA: Para quem estiver interessado em participar dos nossos domingos e achar que ainda não está com um bom condicionamento, faça pedaladas regulares, pelo menos 3 vezes na semana, começando devagar e aumentando a distância e o ritmo gradativamente. Controle a respiração, aprenda a usar as marchas corretamente e ajuste a sua bicicleta de acordo com o seu tamanho, tudo isso irá influenciar rapidamente na melhoria do seu condicionamento.
As vezes vai ser necessário sair do bairro para percorrer distâncias maiores e isso significa ter que sair em pistas onde há uma movimentação mais acentuada de carros e demais meios de transporte. Para isso, usar sempre luzes de sinalização na bicicleta (dianteiras e traseiras), capacete e se achar necessário, luvas também. Procure obedecer as leis do Código Nacional de Trânsito.
Feito tudo isso, vai chegar num momento em que você vai sentir necessidade de novos desafios, é exatamente aí que você vai nos procurar e será MUITO bem vindo!

Qualquer dúvida basta entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...